T&D – Tempo e Dinheiro

Boi gordo despenca 25% em 2023 e pressão de baixa persiste com frigorificos fora das compras

Compartilhe:

O mercado segue pressão de baixa, com alguns frigoríficos fora das compras em decorrência do cenário confortável de compra de gado. As escalas estão um pouco mais alongadas ou não estão alongadas em geral, o que permite que alguns frigoríficos parem para avaliar o mercado.

A partir do momento que estamos num cenário de pressão de baixa, o gado que vai ser comprado adiante teoricamente pode ser comprado abaixo do percentual se as quedas continuarem. Claro que isso é algo que temos que acompanhar, estamos na segunda quinzena e no curto prazo a expectativa é de um escoamento mais lento, acompanhando sempre os dados de exportação e o ritmo de exportação que vieram bons nesse início de agosto.

Pensando no mercado do México, a expectativa no curto prazo é de mercado mais lento. Em geral, esse cenário é esse e não temos grande expectativa de uma mudança nem no curto prazo. Vamos ver se ali no mercado virar e precisar de um pouco mais de gado ou carne para o início do mês se isso vai ter algum impacto sobre o mercado quando virar o mês.

Isso não quer dizer que nosso aplicativo é de mercado ganhando força necessariamente, mas é um ponto que talvez seja o ponto. Se o mercado for encontrar firmeza, eu creio que o mais provável seja na proximidade da virada do mês. Em linhas gerais, o mercado segue sem grandes alterações e com a pressão de baixa.

Diferente do que normalmente ocorre, trouxemos aqui uns dados parciais de agosto. A média de agosto de 2023 versus agosto de 2022 para o boi e bezerro caiu 25% nos últimos dois meses, considerando a média parcial de agosto de 2023. Se pegarmos esses últimos preços que vem cedendo, essa queda seria maior, mas estamos falando aí de médias mensais.

O boi magro caiu 22,6% no mesmo intervalo e o bezerro caiu 28,7%, considerando referência visível em São Paulo também no CTE. Alguns dados dessa pressão de baixa e dessa queda de preços têm que ser observados desde o ano passado em decorrência do aumento da oferta de fêmeas pelos preços do bezerro em queda desde 2022.

Veja o fechamento do Boi Gordo com Sérgio Braga e os comentários de Hyberville Neto no vídeo abaixo:

Compartilhe:

Deixe um comentário

Achamos que você também poderia gostar

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h