Notícias da Pecuária com Sérgio Braga e Thiago Bernardino
Mudança de ciclo
Mercado já mostra uma grande virada de ciclo, com preço mais forte tanto no boi gordo quanto na carne. Dificuldades de negociação para ter o boi pronto para o abate dado as condições de pasto, com queimadas causando reflexo nisso. Frigoríficos com dificuldade para completar escala com os preços da carne subindo, com a valorização da carne média na grande São Paulo em torno de 25%, mostrando estabilidade e firmeza de mercado.
Animais em outros estados
Muitos frigoríficos e negócios entre pecuaristas estão recorrendo para busca de animais em outros estados. São Paulo atingiu em setembro o menor nível de disponibilidade de carne no nosso mercado, forçando uma busca por animais em outras regiões, consequentemente gerando mais valorização. E não apenas do boi gordo, a novilha também vem recebendo um preço maior.
Praças valorizadas
Muitas praças comercializadas no Brasil recebendo preço de boi gordo. Mercado firme, com reflexo de demandas internas e externas e com baixa oferta e disponibilidade. Negócios em São Paulo acima de R$305, um mercado que vem precificando animais mais padronizados e que recebem uma premiação, buscando um mercado seja chinês ou europeu.
Mercado aquecido
Chegamos na metade da semana aquecidos, como reflexo da primeira quinzena de outubro. Bom momento para pecuária nacional em termos de preço, apenas precisamos estar atentos a dinâmica do consumidor no final de mês.