Responsável pelas relações internacionais do CEPEA – Dra. Ana Paula Silva explica como funciona o indicador do Boi gordo
O que é o indicador CEPEA?
O indicador CEPEA reflete o mercado do boi gordo no estado de São Paulo. Ele se baseia em uma “cesta de bois”, com especificações claras sobre os animais, como peso de 16@ ou mais, idade de até 42 meses, e que são negociados e abatidos no estado de São Paulo.
Qual o desafio do indicador?
O principal desafio é a coleta de preços ao longo do dia, referentes às negociações à vista (spot). Essas informações precisam ser transformadas em uma média e enviadas à bolsa às 18h diariamente.
Como é feito esse cálculo?
A coleta de dados envolve oito pessoas do CEPEA, que realizam ligações diárias para obter informações sobre as negociações. Além disso, há um aplicativo específico para os agropecuaristas, e os dados também chegam via WhatsApp auditado e e-mail. Desde 2007, os frigoríficos podem enviar informações via API. Apesar do uso crescente da tecnologia, como o WhatsApp e a API, o CEPEA ainda valoriza muito a comunicação por telefone.
O processo de cálculo começa com a coleta dos dados, que passam por uma pré-análise. Negociações que envolvem contratos ou animais que não atendem aos critérios da metodologia não são incluídas. Após essa análise preliminar, é composta a amostra do dia, que segue para o cálculo estatístico final. A partir disso, chega-se ao valor do indicador, que, embora seja o “resultado final”, é respaldado por um grande volume de pesquisa e metodologia rigorosa.