T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Bolha de ar superaquecido garante energia para formar temporais

Compartilhe:

(METSUL) – Uma bolha de ar extremamente quente, com temperatura até 15ºC ou mais acima do normal, está sobre o Norte da Argentina e o Paraguai e tende a se intensificar nesta terça. Uma corrente de jato (vento) em baixos níveis, que se origina na Bolívia, traz o ar muito quente para o Centro da Argentina, Uruguai e o Sul do Brasil, o que vai resultar em vento Norte forte no estado gaúcho nesta terça.

O ar muito quente é ainda “combustível” para a forte instabilidade que se espera afete o Sul do Brasil entre esta terça e a sexta com uma onda de temporais. A atmosfera aquecida fornece a energia para a formação das nuvens de tempestade que devem trazer temporais de chuva localmente forte, muitos raios, vento forte e, especialmente, granizo. Esta bolhar de ar quente foi responsável nesta segunda por elevar a temperatura a 38,5ºC em Catamarca, na Argentina. Outras estações do Serviço Meteorológico Nacional indicaram marcas de 35,0ºC em Santiago del Estero, 34,8ºC em Oran e Rivadavia, 34,6ºC em Termas de Rio Hondo e 34,2ºC em Tartagal.

Esta bolha de ar quente foi responsável nesta segunda por elevar a temperatura a 38,5ºC em Catamarca, na Argentina. Outras estações do Serviço Meteorológico Nacional indicaram marcas de 35,0ºC em Santiago del Estero, 34,8ºC em Oran e Rivadavia, 34,6ºC em Termas de Rio Hondo e 34,2ºC em Tartagal.

O fluxo de ar quente contribui já na noite desta segunda parta a formação de intensas áreas de instabilidade na região do Prata e que no decorrer da noite em madrugada tendem a crescer e atingir mais áreas do Uruguai e da Argentina. Estes núcleos isolados, mas intensos, trouxeram temporal com granizo no começo desta noite em La Plata, capital da província de Buenos Aires. Houve chuva com raios e granizo ainda na cidade de Montevidéu, capital do Uruguai. O granizo pode atingir agora o Sul do Brasil nesta terça.

A corrente de jato será responsável por trazer ar muito quente para o Rio Grande do Sul nesta terça com fortes rajadas de vento Norte. O calor será mais intenso nesta terça na Fronteira Oeste e no Noroeste, onde as máximas podem atingir de 30ºC a 33ºC em muitas cidade com registros pontuais de 33ºC a 35ºC. Alguns modelos que não indicam instabilidade abrangente estendem o intenso calor ao Centro do estado, vales e Grande Porto Alegre.

A preocupação maior, contudo, é com temporais. O enorme aporte de ar quente vai fornecer a energia para a formação de áreas de instabilidade no Rio Grande do Sul durante o dia com alto risco de temporais isolados, sobretudo de granizo. Com base nos índices de instabilidade projetados, mesmo por modelos que indicam chuva muito pouco abrangente, não se pode afastar o risco de formação de supercélulas isoladas de tempestades fortes a severas de vento e granizo. No decorrer do dia, com a atmosfera extremamente instável sob ar muito quente, pressão atmosférica que despenca a valores muito baixos e perturbação atmosférica por intenso vento Norte em níveis baixos, qualquer nuvem pode rapidamente crescer e dar origem a células de instabilidade com chuva e raios.

A pressão vai despencar no Rio Grande do Sul durante esta terça com 995 hPa a 998 hPa. Quanto menor a pressão, maior o risco de temporais. Valores inferiores a 1.000 hPa são considerados críticos para tempestades. Não bastasse pressão atipicamente baixa, a atmosfera estará muito aquecida, outra variável que agrava o risco de temporais.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h