T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Brasil cai no ranking de competitividade e fica à frente só de 5 países

Compartilhe:

O Brasil caiu mais duas posições e agora aparece na 62ª colocação da edição de 2024 do World Competitiveness Ranking (WCR), análise feito pela International Institute for Management Development (IMD). Essa é a quarta queda consecutiva do País que aparece na frente apenas de Peru, Nigéria, Gana, Argentina e Venezuela.
O ranking avalia a competitividade de 67 países. Ele leva em consideração mais de 300 critérios, usando dados oficiais do governo e também de pesquisa com empresários e executivos para chegar ao resultado final.
Em 2020, quando estudo começou a ser feito, o Brasil aparecia em 56º, mas desde então vem caindo ano após ano.
Em relação ano passado, África do Sul e Mongólia passaram o Brasil. Porto Rico, que não fazia parte da análise, foi outro país a empurrar os brasileiros uma posição para trás. A queda só não foi maior pelo fato de o Peru ter caído muitas posições e piorado em relação ao Brasil.
Em que critérios o Brasil foi pior? E melhor?
De todos os critérios avaliados, o país só melhorou no desempenho econômico. Subiu de 41º para 38º no ranking, com destaque ao crescimento do PIB.
A eficiência governamental colocou o País na antepenúltima colocação do ranking. Vale ressaltar que esse sempre foi o principal ponto negativo brasileiro desde que o ranking foi criado. Já a eficiência empresarial, que já foi ponto de destaque do Brasil em 2020, apareceu em 61º. Enquanto isso, a infraestrutura do país está em 58º.
No quesito educação, segundo o ranking, o Brasil foi avaliado como a 64ª do mundo dentre os países analisados.
O País precisa melhorar o acesso à educação, mudanças tecnológicas, aprimorar sua infraestrutura e logística, aumentar a inclusão e igualdade social e ainda ampliar as inovações de ponta das empresas. É o que diz a análise feita pela Fundação Dom Cabral, parceira do estudo.
Quem está no topo?
Na parte de cima da tabela, a liderança do ranking fica com Cingapura. Suíça, Dinamarca, Irlanda, Hong Kong, Suécia, Emirados Árabes, Taiwan, Holanda e Noruega completam o top 10.

UOL

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h