T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Brasil com Lula está com imagem ” arranhada ” no exterior?

Compartilhe:
Lula, o ex-presidente do Brasil, já não goza da mesma unanimidade que possuía no passado perante a imprensa e governos internacionais. Este declínio começou quando ele fez declarações polêmicas em apoio à Rússia, Ucrânia e China no conflito russo-ucraniano, o que fez com que o Ocidente passasse a vê-lo como um adversário. Além disso, suas afirmações de que a Venezuela é mais democrática que o Brasil e seu orgulho em ser chamado de comunista têm gerado repercussões internacionais.
Durante a recente reunião do MERCOSUL, o presidente do Uruguai, Luiz Acálipo, de centro-direita, confrontou a visão de Lula sobre a Venezuela com críticas contundentes. Acálipo tem duas razões principais para isso. Primeiro, ele está ciente de que tanto a Argentina quanto o Brasil estão interessados em incluir a Venezuela no MERCOSUL, apesar de o bloco ter uma cláusula que impede a adesão de países não democráticos.
Em segundo lugar, o Uruguai está atualmente negociando um acordo bilateral com a que, China transformaria o país em um portal para produtos chineses na América do Sul. No entanto, como membro do MERCOSUL, o Uruguai não pode assinar este acordo unilateralmente e precisa da aprovação do bloco. Diante disso, o Uruguai está considerando deixar o MERCOSUL para atender aos seus interesses nacionais.
Este conflito com Lula é um fator importante nessa decisão. Na reunião do MERCOSUL, Acálipo se recusou a assinar o documento final, marcando uma posição clara contra a Venezuela e contra as posições de Lula. Neste cenário, o Uruguai está em uma disputa com Lula para firmar seu acordo bilateral com a China.
Veja o comentário completo de Paulo Moura na íntegra no vídeo abaixo:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h