T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Brasil já fala em rever calote da Venezuela ao BNDES (REVISTA OESTE)

Compartilhe:

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que o governo brasileiro deve “reprogramar” a dívida da Venezuela com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ele fez a declaração nesta segunda-feira, 29, ao sair de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com ditador venezuelano, Nicolás Maduro.

“Vamos constituir um grupo de trabalho para consolidar a dívida da Venezuela frente ao Brasil”, revelou o ministro. “A partir da consolidação dos números, iremos reprogramar o pagamento da dívida. A Fazenda tratou disso na reunião.” Haddad disse também que a renegociação da dívida com a Venezuela é uma “encomenda” do governo brasileiro. “Vim cuidar do Tesouro Nacional”, ressaltou.

A dívida com o Brasil

petrolão lava jato
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, durante entrevista ao programa Roda Viva – 15/05/2023 | Foto: Reprodução/Roda Viva

Neste mês, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, levantou a possibilidade de a Venezuela pagar a dívida com o Brasil de uma forma diferente. Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o petista disse que o governo de Caracas sugeriu abater a dívida por meio do fornecimento de energia elétrica e de petróleo.

A energia elétrica seria distribuída especificamente para Roraima, Estado brasileiro na fronteira com a Venezuela. Já o petróleo seria repassado para todo o país.

Segundo dados do BNDES, a dívida atual da Venezuela com o banco é de US$ 682 milhões. Na cotação atual, esse valor representa mais de R$ 3,3 bilhões. Em gestões anteriores do PT, a instituição brasileira financiou obras de estaleiro e metrô no país comandado por Maduro.

Leia também: “O tempo em que o BNDES foi realmente dos brasileiros”, reportagem de Loriane Comeli na Edição 151 da Revista Oeste

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h