T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Brasil perde o homem que revolucionou a agricultura tropical; morre Dr. Alysson Paolinelli

Compartilhe:
Dr. Alysson Paolinelli sendo entrevistado por João Batista Olivi

(Notícias Agrícolas) – O Brasil perde, nesta quinta-feira, 29 de junho de 2023, o homem que transformou e revolucionou a agricultura do país. Faleceu em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, seu estado natal, Dr. Alysson Paolinelli, aos 86 anos. Ele completaria 87 no próximo dia 10.

Paolinelli estava internado no hospital Madre Tereza há alguns dias e teve sua saúde deteriorada após uma cirurgia na cabeça do fêmur.

Natural de Bambuí, se formou em agronomia na Universidade Federal de Lavras – na época, ESAL, onde foi, posteriormente diretor por cinco anos. Foi líder da Secretaria de Agricultura de Minas Gerais em 1974 onde deu início a um inovador plano de produção de alimentos, o que lhe rendeu um convite do preisdnete Ernesto Geisel para assumir o Ministério da Agricultura, onde permaneceu por cinco anos.

Alysson Paolinelli transformou o Brasil. Transformou os biomas, os sistemas produtivos, a agricultura tropical, a logística, as cadeias de suprimentos. Alysson Paolinelli transformou a educação e o conhecimento no campo e assim, transformou os brasileiros.

“O Brasil foi o único país do globo que pegou o que tinha de mais degradado em termos de bioma, que é o Cerrado, e desenvolveu a agricultura capaz de recuperar estas áreas e transformá-las em áreas produtivas e competitivas. O Brasil pode atender esse chamamento que está havendo só pelo que ele já tem de conhecimento. A recuperação do Cerrado em áreas de pastagens degradadas dá para dobrarmos a quantidade de áreas que trabalhamos hoje. E em segundo lugar, não estou inventando nada, os agricultores que evoluíram na tecnologia de irrigação – e o Brasil é o país mais rico em água – dá para irrigar a quantidade necessidade de áreas. Na agricultura tropical, temos uma grande vantagem, produzimos até três safras por ano. Se vocês quiserem visitar as áreas irrigadas do Cerrado verão todos os produtores produzindo trê safras por ano com a mesma área, com o mesmo homem, com as mesmas máquinas, ou seja, num processo muito mais evolutivo. Mantendo a fertilidade do solo, a sua capacidade competitiva e ofertando uma garantia de que o Brasil, pode também pela irrigação, resolver o problema do mundo”, disse o mestre, na série A Verdade Contra a Fome produzida pelo Notícias Agrícolas.

Quando diz o Brasil, Paolinelli refere-se a ele e a sua equipe que correram o país promovendo educação e mudanças que alteraram a rota o país. Por isso e pelo rico legado que construiu, o ex-ministro foi ainda vencedor do World Food Prize, em 2006, e indicado ao Prêmio Nobel da Paz nos anos de 2021 e 2022.

Em 2021, em uma outra entrevista – entre as inúmeras que gentilmente nos concedeu – falou sobre o aniversário da Embrapa e contou como foi a criação da empresa que transformou o agronegócio brasileiro.

O Notícias Agrícolas e T&D lamenta mais do que profundamente a perda de um dos seus principais mentores. Farol do nosso jornalismo. Dr. Alysson Paolinelli sempre foi parte desta família e seguimos na certeza de que foi ele o responsável pela abertura do caminho que seguimos há 25 anos.

João Batista, Dr. Alysson Paolinelli e Dr. Roberto Rodrigues

Entidades do agro lamentam morte do Dr. Alyssson Paolinelli

Entidades do agronegócio já se manifestam na manhã desta quinta-feira (29) sobre a notícia da morte de , Dr. Alysson Paolinelli, aos 86 anos de idade.

SISTEMA FAEMG SENAR

O Sistema Faemg Senar lamenta profundamente a perda do ministro Alysson Paolinelli. Mineiro de Bambuí, Paolinelli deixa o nome marcado na história de Minas Gerais e do Brasil, como um dos maiores defensores e responsáveis pelo crescimento e autossuficiência da agropecuária brasileira. 

Aos familiares e amigos, o Sistema Faemg Senar reforça o mais sincero reconhecimento e respeito à trajetória de Alysson Paolinelli e externa os sinceros sentimentos e desejos de paz e conforto. 

Alysson Paolinelli ficará sempre em nossa memória como um técnico incansável a favor da evolução do agronegócio brasileiro

Diretoria Sistema Faemg Senar

ABRAMILHO

É com profundo pesar que a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) lamenta o falecimento do ex-ministro Alysson Paolinelli, ocorrido no dia 29 de junho de 2023.

Paolinelli foi uma figura ímpar no campo da agricultura brasileira, deixando um legado significativo para o setor. Sua trajetória exemplar como engenheiro agrônomo, pesquisador e líder inspirou gerações de profissionais e contribuiu de forma inestimável para o desenvolvimento agrícola do país.

Como Ministro da Agricultura no governo de Ernesto Geisel, Alysson Paolinelli desempenhou um papel fundamental na implementação de políticas que impulsionaram o crescimento e a modernização da agricultura brasileira. Sua visão estratégica e compromisso com a pesquisa, ciência e tecnologia foram fundamentais para transformar o Brasil em uma potência agrícola.

Além de suas realizações no campo político, Paolinelli também foi reconhecido internacionalmente. Seu trabalho incansável no estudo do potencial agrícola do Cerrado e seus esforços para promover a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável foram premiados com o World Food Prize, em 2006.

Ele sempre será lembrado como um defensor dos interesses dos produtores rurais e um entusiasta da pesquisa agrícola. Sua liderança e visão continuam a inspirar a busca por soluções inovadoras e sustentáveis para o agronegócio brasileiro.

Neste momento de luto, a Abramilho presta suas condolências à família e amigos de Alysson Paolinelli. Sua partida deixa uma lacuna irreparável no setor agrícola, mas seu legado continuará vivo como uma referência de dedicação, conhecimento e comprometimento com a agricultura brasileira.

Descanse em paz, Alysson Paolinelli. Seu trabalho e contribuições ficarão para sempre na história do nosso agro.

ABRALEITE

Amigos e amigas, recebemos a triste notícia do falecimento do nosso mais admirado brasileiro, nosso eterno querido ministro Alysson Paolinelli ocorrido nessa manhã às 06:30h.

Ele lutou bravamente para resgatar a sua saúde, mas nosso Deus o chamou.

O ministro nos fará muita falta e já nos deixa muita saudade!

O jeito bacana inigualável dele! A atenção que dava a todas as pessoas e a sua mente brilhante que sempre lhe permitiu ensinar muito, sempre será lembrada por todos nós.

Que privilégio tivemos de conviver com esse ser humano incrível!

Parta para estar ao lado de Deus amigo ministro Alysson Paolinelli!

Aqui nessa esfera seguiremos com seus ensinamentos, que nos permitiram ser uma potência e referência de produção de alimentos para a humanidade!

À esposa Marisa, aos filhos e à toda família, nosso abraço fraterno.

Ministro, receba nosso carinho, admiração e nossas orações.
Estaremos contigo em nossas mentes, sempre!

Você recebeu muito mais que o prêmio Nobel da Paz, você recebeu a admiração de uma nação inteira que o respeita e reconhece o seu trabalho e a pessoa maravilhosa que foi aqui na Terra!

Vá com Deus! 

Geraldo Borges, presidente da Abraleite

CECAFÉ

É com profundo pesar que o Cecafé e seus associados lamentam a partida do Ministro Alysson Paulinelli, querido amigo, líder e referência para os avanços da agricultura tropical e da segurança alimentar global. 

Um verdadeiro herói nacional em prol do nosso agro e de todo o país. Sua trajetória de vida e realizações estão marcadas em nossa história, como exemplo de vida para a nossa sociedade e para as futuras gerações!

SINDICATO RURAL DE DIAMANTINO

O Sindicato Rural de Diamantino, através do presidente Sr. Altemar Kroling lamenta profundamente a perda do ministro Alysson Paolinelli. Mineiro de Bambuí, Paolinelli deixa o nome marcado na história de Minas Gerais e do Brasil, como um dos maiores defensores e responsáveis pelo crescimento e autossuficiência da agropecuária brasileira. Aos familiares e amigos, o Sindicato Rural reforça o mais sincero reconhecimento e respeito à trajetória de Alysson Paolinelli e externa os sinceros sentimentos e desejos de paz e conforto. Alysson Paolinelli ficará sempre em nossa memória como um técnico incansável a favor da evolução da agricultura brasileira.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h