T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Cacau : produtor abandonado enfrenta problemas com dívidas diante da atividade no Brasil

Compartilhe:

Celso Ricardo falou sobre a cultura do cacau no Brasil, um produto que se difunde na história do país. Ele mencionou os problemas do passado e do presente que afetam os produtores de cacau, principalmente no sul da Bahia. A introdução criminosa da vassoura de bruxa há mais de 33 anos tem prejudicado a vida desses produtores, além da produção do campo, ano após ano, sem que ninguém assuma um compromisso com eles e os represente perante os órgãos competentes.

Tendo em vista essa situação e o respeito e admiração que tem pelo estado da Bahia, Celso Ricardo resolveu representar o produtor de cacau do sul daquele estado em Brasília, mais precisamente na época em que Tereza Cristina era ministra da agricultura. Ele apresentou uma proposta simples, objetiva e justa para resolver a situação desses produtores. A proposta era uma renegociação da dívida, com 20 anos para quitar as dívidas, três anos de carência e juros mágicos (pequenos).

Celso Ricardo enfatiza que o produtor nunca quis deixar de pagar suas dívidas, mas que é justo que ele tenha tempo para pagar suas contas após o ato criminoso da vassoura de bruxa. Reduzir o ciclo de produção também seria um passo interessante. No entanto, até hoje ele não viu uma ação mais concreta para que esse produtor pudesse retomar sua produção e dignidade. Municípios da Bahia que viviam de um passado dessa produção de cacau hoje estão praticamente abandonados.

Veja o comentário completo de Celso Ricardo no vídeo abaixo:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h