O café Arábica terminou a semana passada com uma valorização de pouco mais de 6% no acumulado da semana enquanto que o Robusta fechou com mais de 8%, ambos abrem esta semana com pequenas correções, mas nada que mude as tendências de alta impostas nas últimas semanas por conta das graves secas que as principais regiões produtoras de café estão passando. As chuvas registradas neste final de semana em Minas ainda são insuficientes e o cenário que já esta posto apenas será amenizado pelas mesmas quando retornarem de fato.
Produtor que não deseja vender seu café nestes patamares precisa estar atento, ambos os cafés estão muito próximos de seus preços máximos atingidos dentro deste ano, Robusta em preço histórico e Arábica na faixa dos 272, aonde “bateu” por pelo menos 3 vezes, inclusive hoje!
Se a proteção pensada for por travas, neste momento o produtor pagará caro, pois a volatilidade do mercado, principalmente para travas de alta (call’s) esta muito alta, o que encarece o custo do prêmio (seguro). Caso o mercado “enrosque” nestes patamares de preço a volatilidade tende a baixar, melhorando o cenário para os prêmios. Neste cenário o melhor a ser estudado com cautela talvez seja se expor por Contrato Futuro, quem vendeu e acha que o café ainda continuará subindo pode comprar um ou mais contratos e continuar se expondo a uma possível alta. Lembrando que cada contrato é o equivalente a 100 sacas de café, se não deseja vender no físico, mas tem medo que os preços recuem, pode entrar vendido em um ou mais contratos se expondo a uma possível baixa.
Lembre-se, o importante é nunca estar descoberto, este mercado foi criado para o agricultor se proteger. Ótima semana a todos!