Você consegue entender quando um café possui pontuações de 80, 82, 83, 85 e 90?
Vamos explicar o que influencia esta pontuação de forma simples e objetiva, sem entrar em grandes discussões.
85 pontos acima são cafés livres de defeitos, como grãos verde cana (quase maduros) e floater’s (barriga negativa), que possuem alta complexidade de aromas e sabores. A medida que alternam sua temperatura de quente para frio, vão surgindo novas notas, possuem finalização longa e muito doce.
Cafés entre 80 e 83 são muito bons, mas em sua liga possuem alguns grãos verde cana ou floater’s, que a eletrônica no momento da separação não conseguiu retirar por possuírem uma densidade parecida aos grãos bem formados e desenvolvidos. No momento da prova de xícara, chamado de “Cupping”, se o provador encontrar algum vestígio de sabor ou adstringência vindo de café verde cana ou de cinzas vindo dos floater’s, o café é penalizado diminuindo gradativamente sua pontuação final.
Abaixo de 80 pontos, são cafés que na prova de xícara já apresentam um ou mais defeitos capitais que, em resumo, são sabores e sensações provenientes de grãos “verdões” (totalmente verdes), ardidos (fenólicos), pretos (mumificados), dentre outros problemas.