Mercado do café com Bruno Labs
Forte alta nas bolsas registrado na semana passada e como assim dissemos, a queda forte na segunda-feira passada não passou de uma forte realização e segue a tendência de alta para o café e com um provável teste de topo dos US $335 muito em breve.
O preço médio pago ao produtor (CEPEA) de ambos os cafés segue se distanciando, fecharam sexta-feira em R$ 2.115,10 para o Arábica e R$ 1.709,47 para o Conilon, ou seja, 25% de diferença entra ambos, nestes patamares já é de se imaginar que a demanda pelo Arábica passará a diminuir gradativamente ano que vem a medida que as industrias voltem a utilizar mais o Conilon nas ligas (Blends) buscando-se um equilíbrio novamente e ajustando naturalmente a oferta do Arábica, que terá uma quebra significativa para a safra do ano que vem.
Porque isto? Vale lembrar que durante algum tempo o Conilon passou o preço do Arábica nas bolsas e isto fez com que a indústria praticamente o “cortasse” de suas ligas, agora, mesmo que caro, possivelmente voltaremos a ter um certo equilíbrio no uso de ambos pela indústria, a conferir…