T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Campos Neto Fala: Como Medidas Arrecadatórias Podem Erodir a Base Tributária, comenta Paulo Moura

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, fez um importante alerta à sociedade brasileira durante um evento empresarial. Ele chamou a atenção, sempre muito cuidadoso com as palavras para que não seja usado politicamente pelo governo, para o fato de que a voracidade fiscal do governo pode provocar uma erosão na economia brasileira. Na verdade, esta erosão já está acontecendo.

O governo editou ontem a medida provisória da taxação dos super-ricos, buscando taxar fundos de investimento que estavam imunes à taxação até então. E nós sabemos o que acontece no mundo inteiro: essa história se repete. Toda vez que o governo avança sobre a riqueza das pessoas, elas se antecipam, se protegem e se defendem. Esta é uma das explicações muito importantes para a fuga de capitais que aconteceu ao longo do mês de agosto aqui no Brasil.

Nós vimos a bolsa brasileira engatar treze quedas seguidas, com capital estrangeiro saindo do Brasil. Mas não é só o capital estrangeiro. Paulo Moura comentou em seu canal no YouTube no início do ano, logo depois do resultado da eleição, sobre o risco de uma crise econômica grave em meados do ano provocada pela fuga de investimentos decorrente do resultado da eleição. Naquela época, ele falava de grandes investidores privados brasileiros do agro, da área do comércio e da indústria com os quais ele conversou e que, antes do resultado da eleição e da insegurança política criada com a escolha de Lula para sentar na cadeira do presidente Bolsonaro e de Haddad para sentar na cadeira do ministro Paulo Guedes, começaram a travar projetos, travar investimentos, demitir gente e mandar recurso para o exterior.

Veja o comentário completo de Paulo Moura no vídeo abaixo:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h