O Capim Açu, conhecido por sua alta produtividade, tem se destacado como uma excelente opção para a produção de silagem. Amarildo Francischini Junior, engenheiro agrônomo com mestrado e doutorado na área de manejo e adubação de pastagens, e consultor há mais de uma década, destaca a eficácia desse cultivar.
Em resposta à pergunta de Marcelo Augusto, um produtor de Santarém, Pará, Francischini Júnior esclarece que, embora o Capim Açu não tenha a mesma qualidade que a silagem de milho ou sorgo, sua alta produtividade e adaptabilidade a diversas regiões do país o tornam uma opção viável. Ele tem sido amplamente utilizado em pequenas propriedades, principalmente devido à facilidade de manejo e à alta resposta à adubação.
No entanto, o engenheiro agrônomo alerta que é necessário tomar alguns cuidados durante a colheita e a confecção da silagem. Ele sugere a complementação com farelo de milho ou arroz para ajustar a matéria seca da silagem, tornando-a uma opção ainda mais atraente.
Amarildo Francischini Junior relata que a maioria de seus clientes, que são produtores de leite ou de pequeno porte na pecuária, tem utilizado o Capim Açu tanto para corte quanto para leite. No entanto, eles enriquecem a silagem com farelos de milho ou arroz.
O especialista recomenda a consulta a um engenheiro agrônomo ou técnico para planejar a utilização do Capim Açu na propriedade, garantindo assim a melhor aplicação e resultados.