T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Carne tem a maior queda de preços em cinco anos

Com a maior redução de preço desde 2018, a carne bovina está novamente ganhando popularidade entre os consumidores brasileiros em 2023. Segundo as projeções da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a disponibilidade per capita desse tipo de proteína deve chegar a 30,4 quilos por habitante neste ano, após cinco anos de declínio. Isso representa um aumento de 8,1% em relação a 2022, restaurando os níveis observados antes da pandemia. No período de janeiro a julho deste ano, os preços da carne bovina já registraram uma queda significativa de 9,36%, marcando a maior redução em cinco anos, conforme apontado pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Além da redução de preços, o aumento na produção e uma ligeira diminuição nas exportações também contribuíram para o aumento do consumo entre os brasileiros.

O presidente da Conab, Edegar Pretto, afirmou que “o aumento na quantidade de carne produzida no país é um dos fatores que sustentam a tendência de queda nos preços ao consumidor. Grande parte da deflação observada está relacionada à carne, que está mais acessível para o consumidor”.

Ao considerar os três principais tipos de proteína animal consumidos no Brasil – carne bovina, suína e de frango – o consumo per capita atingirá 100,2 quilos por habitante ao ano, o segundo maior valor já registrado, superado apenas pelo ano de 2013. Em agosto, o preço da arroba do boi gordo atingiu a menor média em cinco anos, voltando aos níveis pré-pandemia.

De acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da Esalq/USP, no estado de São Paulo, a arroba teve uma média de R$ 222,32 no mês de agosto (até o dia 29), representando uma queda de 11,4% em relação ao mês anterior e de 24% em comparação com agosto de 2022.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h