T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Chuvas em MG, GO, MT; Frio persiste em SP, RJ e Sul

Compartilhe:

Durante o mês de agosto, houve vários dias de chuva, o que é incomum. De acordo com o modelo GFS do serviço de meteorologia dos Estados Unidos, a chuva acumulada durante a semana até o dia 31 foi significativa, especialmente na parte central do Brasil, incluindo Minas Gerais e a linha entre Goiás e Minas, onde a chuva acumulada nos próximos dias pode chegar a 70 milímetros.

O Triângulo Mineiro, o oeste de Minas, quase o Noroeste, vindo para o leste do Goiás e a região do Distrito Federal também devem ter volumes de chuva na faixa de 40 a 50 milímetros nos próximos dias. Todo o estado de Goiás e grande parte do Tocantins também têm boas condições de chuva, assim como o sudoeste da Bahia, incluindo as regiões de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, na divisa com Goiás, onde o volume de chuva também pode chegar a 50 ou 60 milímetros.

No Mato Grosso, os volumes de chuva variam dependendo da região, com a parte central, norte e leste tendo volumes de chuva variando entre 10 e 30 milímetros. As regiões de Sapezal, Juína, Juara e Cáceres também têm condições de chuva. O Mato Grosso do Sul também tem chuvas principalmente na parte leste e centro do estado, com volumes variando entre 10 e 30 milímetros. Várias áreas do interior de São Paulo também têm chuvas mais fracas, variando entre 10 e 20 milímetros.

Todas as áreas produtoras de café em Minas Gerais também têm condições de chuva, assim como o Espírito Santo e o Rio de Janeiro, onde os volumes variam entre 30 e 50 milímetros. O sul da Bahia também deve ter volumes de chuva na faixa dos 50 milímetros nos próximos dias. A chuva também atinge o Recôncavo Baiano e a parte central da Bahia, bem como o nordeste da Bahia, onde está seco e quente. Chuvas devem ocorrer em grande parte do estado da Bahia durante a semana.

O sul do Piauí, oeste do Piauí e centro-sul do Maranhão também têm pancadas de chuva significativas. Em algumas localidades do Maranhão, os volumes podem chegar a 20 ou 30 milímetros em algumas áreas da parte sul. O sul e centro do Goiás também têm boas condições de chuva, variando entre 10 e 30 milímetros. Grande parte do Amazonas tem chuvas isoladas, assim como Acre e Rondônia.

Há uma convergência de umidade desde a região norte até o sudeste do Brasil. Também há chuvas significativas no noroeste do Amazonas, onde os volumes podem chegar a 40 ou 50 milímetros em algumas áreas. O leste do nordeste tem chuvas fracas para esta época do ano. Algumas chuvas isoladas ocorrem entre o litoral de Sergipe e Alagoas até o litoral do Rio Grande do Norte.

Veja o comentário completo de Francisco de Assis no Clima & Agricultura:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h