T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Chuvas fortes e temporais no Sul hoje.

A precipitação persiste e, em algumas regiões, está prevista para aumentar nesta quinta-feira no Sul do Brasil, devido à formação de novas áreas de instabilidade sobre a região. Especialmente, o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina devem enfrentar chuvas fortes e volumosas, com o risco de temporais isolados. Durante o feriado, a maior parte do estado gaúcho foi marcada por chuvas, com acumulados variando de 30 mm a 50 mm até o final da tarde em diversos municípios dos vales e da Grande Porto Alegre. A capital registrou pancadas fortes a torrenciais, acompanhadas de trovoadas, principalmente no entardecer.

No interior, o feriado foi caracterizado por queda de granizo em municípios de diferentes regiões do estado gaúcho, como Alegrete, Pontão e Soledade. Na noite da quarta-feira, a faixa entre o Centro do estado, os vales e a Grande Porto Alegre, incluindo a capital, permanece com risco de chuvas por vezes fortes a intensas, com raios em diferentes cidades.

A chuva continua na quinta-feira no Rio Grande do Sul, concentrando-se na Metade Norte. Ao longo do dia, são esperadas pancadas localmente fortes a torrenciais, com altos volumes em curto período e risco de alagamentos em alguns pontos. Em áreas como Noroeste, Alto e Médio Uruguai, Planalto Médio e Serra, há possibilidade de chuvas muito fortes a intensas em períodos do dia, com chances de temporais isolados, acompanhados de raios, vento forte e granizo.

No Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul, ao contrário, o tempo firme predomina com nuvens, mas ocorrem aberturas de sol em várias cidades ao longo desta quinta-feira. Como resultado, as temperaturas serão mais elevadas nessas regiões.

Uma área de baixa pressão profunda, seguida de uma frente fria, intensificará significativamente a instabilidade no Sul do Brasil entre amanhã e o sábado, elevando o potencial de chuvas localmente fortes a torrenciais, com possibilidade de volumes muito altos de precipitação em curto período. Porto Alegre e região estão em área de elevado risco de chuvas intensas, com alagamentos previstos entre amanhã e o sábado. Modelos numéricos concordam em indicar volumes muito altos, principalmente para a Metade Norte do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, com marcas generalizadas acima de 100 mm e acumulados entre 150 mm e 300 mm em diversos municípios até o sábado. Sucessivas áreas de instabilidade intensas passarão pela Metade Norte gaúcha e pelo território catarinense nesta quinta, sexta e sábado.

Fonte: Metsul

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h