T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Ciclone desloca-se para o oceano e provoca chuvas no Sul e Sudeste nos próximos dias

Compartilhe:

(O GLOBO) – O ciclone extratropical que se formou no Sul do Brasil deixa o continente nesta quinta-feira, conforme o fenômeno se desloca em direção ao Oceano Atlântico. No entanto, de acordo com a meteorologista Andrea Ramos, do Instituto Nacional de Meteorologia, sua passagem ainda deve influenciar o tempo nas regiões Sul e Sudeste do Brasil ao longo do restante da semana.

Isso acontece pois a ida do ciclone para o oceano abre passagem para o avanço de uma massa de ar frio que o acompanha.

— Esse sistema (o ciclone) vai estar ali no oceano e, então, ele vai proporcionar mais umidade. Consequentemente, vai trazer chuva e frio. Estando no oceano, a massa de ar frio que vem na sua retaguarda vai, já no final de semana, atuar na região Sudeste — explica Ramos.

Entre quinta-feira e sexta-feira, os efeitos do avanço da frente fria estarão concentrados no Sul do país. No sul do Rio Grande do Sul, é esperada a formação de geada em alguns municípios pela manhã. Durante a tarde, a nebulosidade deverá variar entre períodos com muitas e com poucas nuvens.

Cenário diferente é visto no Paraná e em Santa Catarina, sobretudo nos municípios ao leste. De acordo com o Inmet, a capital paranaense deverá ter chuvas até o sábado. Na sexta-feira, há expectativa de ocorrências de trovoadas em Curitiba. Em Florianópolis (SC), a previsão é de pancadas de chuvas também até o início do final de semana.

Em São Paulo, os próximos dias serão de chuvas até o sábado. Entre quinta-feira e sexta-feira, os termômetros marcam entre 16°C e e 26°C. No final de semana, como efeito do avanço da frente fria, a temperatura cai e fica entre 11°C e 22°C.

No Rio de Janeiro deve fazer sol ainda na quinta-feira. A situação muda, no entanto, já no dia seguinte, quando começa a chuva que deve durar até ao menos o domingo. Assim como acontece em SP, as temperaturas também começam a cair na sexta-feira, e, no final de semana, os termômetros deverão marcar entre 16°C e 26°C.

Em Belo Horizonte (MG), há expectativa de chuvas no sábado. Os demais dias devem alternar entre muitas e poucas nuvens. Na capital mineira, a temperatura se mantém estável entre 13°C e 28°C até domingo, quando a máxima cai para 25°C. Em Vitória (ES), com exceção de sexta-feira, os dias deverão ser de chuvas, segundo a previsão do Inmet. A temperatura máxima demonstra tendência de queda, caindo de 28°C na quinta-feira para 24°C no domingo.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h