T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Cobrança de 3 dias de trabalho para todos os trabalhadores. Paulo Moura comenta!

Compartilhe:

O ministro do trabalho, Luiz Marinho, anunciou ontem um projeto do governo de recriação do imposto sindical. O detalhe é que o valor proposto é o triplo do anterior e praticamente no mesmo formato. Ou seja, o imposto voltaria a ser obrigatório, descontado na folha de pagamento de todos os trabalhadores, sindicalizados ou não, aprovado em assembleias de dissídio coletivo.

Esse tipo de assembleia já é conhecido por funcionar com uma meia dúzia de trabalhadores sindicalizados controlados e manipulados pela diretoria dos sindicatos. Enquanto a massa é cansada com discursos exaustivos, os trabalhadores permanecem nas assembleias até o fim. Quando a assembleia é esvaziada, é votada e aprovada uma alíquota de imposto sindical que pode chegar a três vezes o valor anterior.

Alguns acreditam que essa questão das três vezes o valor anterior é um “bode na sala”, ou seja, a velha tática de colocar um bode fedorento na sala para que todos reclamem. Quando o bode é retirado, a sala continua como estava antes e todos ficam satisfeitos. No caso, continuar como estava antes seria continuar com o antigo imposto sindical. É isso que Luiz Marinho espera.

O ministro do trabalho afirma que não está discutindo imposto sindical, mas sim o financiamento dos sindicatos. No entanto, muitos argumentam que o financiamento dos sindicatos é um problema dos próprios sindicatos. Em qualquer país livre do mundo, a associação sindical é voluntária. O trabalhador se filia se quiser e os dirigentes sindicais são obrigados a mostrar o trabalho, defender os interesses dos trabalhadores e prestar serviços que justifiquem o abatimento voluntário da mensalidade sindical no contracheque do trabalhador.

Veja o comentário completo de Paulo Moura no quadro Análise da Tarde:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h