T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Como fazer o consórcio de amendoim forrageiro com gramíneas Tropicais?

Compartilhe:

O consórcio de amendoim forrageiro com graminhas tropicais é uma alternativa viável para propriedades rurais. O amendoim forrageiro é uma leguminosa nutritiva e bem aceita pelos bovinos, com uma digestibilidade de 60 a 70%. Além disso, é uma planta que serve tanto para equinos quanto para bovinos.

Segundo a EMBRAPA, os cultivares mais indicados para a consorciação entre o amendoim forrageiro e as graminhas são do gênero braquiária, como a Piatã, charaés ou MG5. Outras opções incluem pânico de parte baixa e aruano. As vantagens desse sistema incluem a fixação de nitrogênio pelo amendoim, que recupera o solo e aumenta a produtividade da graminha forrageira. Isso também aumenta a taxa de lotação e o ganho médio diário dos animais.

Leandro Alves, do Mato Grosso do Sul, perguntou como implantar um sistema de consórcio de amendoim forrageiro com graminhas tropicais. Amarildo Francisquini respondeu que é uma boa alternativa e compartilhou sua experiência com o plantio de amendoim forrageiro em uma área úmida, onde obteve bons resultados.

Veja o quadro completo Foco nas Pastagens com Amarildo Francisquini Jr:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h