T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Conab eleva previsão para safra 23/24 de soja

Nesta quinta-feira, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou uma estimativa da safra de soja do Brasil 2023/24, fixando-a em 162,4 milhões de toneladas. Esse número representa um aumento de 400 mil toneladas em comparação com o mês anterior, apesar das preocupações relacionadas ao clima.

O aumento total previsto para a oleaginosa é de 5,1% em relação à safra anterior, impulsionado por um aumento de 2,8% na área plantada, que atingiu 45,29 milhões de hectares, juntamente com uma produtividade mais elevada em comparação com o ano passado.

O ajuste ligeiro na produção em comparação com o mês anterior é atribuído à revisão da Conab sobre a área plantada, que foi aumentada em pouco mais de 100 mil hectares. No entanto, a Conab mencionou o atraso no plantio relatado pelo setor e analistas privados, que levantaram preocupações sobre o potencial da safra devido às condições climáticas irregulares, embora seja cedo para determinar uma quebra na produção.

Segundo o relatório da estatal, em Mato Grosso, as chuvas irregulares e o calor intenso interromperam o plantio em várias regiões, exigindo o replantio em algumas áreas. Na região sul, o excesso de chuvas atrasou o início do plantio e prejudicou o estabelecimento inicial da soja. A Conab observou que essa instabilidade climática é comum em anos de El Niño, como o atual.

Em relação ao milho, a Conab estimou a produção total em 119,1 milhões de toneladas, uma redução de 9,6% em comparação com o recorde do ciclo anterior, que totalizou 119,4 milhões de toneladas. É importante ressaltar que a maior produção de milho no Brasil ocorre na segunda safra, com o plantio programado para o início de 2024. A Conab manteve praticamente inalterada a projeção da segunda safra em 91,2 milhões de toneladas, em comparação com os 102,2 milhões de toneladas da temporada recorde do ano anterior.

Fonte Reuters

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h