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Confiança do consumidor no Brasil perde força em setembro

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A confiança dos consumidores brasileiros teve uma nova melhora em setembro, embora o ritmo desse avanço tenha sido mais lento, de acordo com os dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas nesta segunda-feira.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV registrou um aumento de 0,2 pontos durante o mês, alcançando 97,0 pontos, após um aumento de 2,0 pontos em agosto. Isso significa que o indicador permanece em um patamar semelhante ao observado no início de 2014, antes da recessão econômica daquele ano. Esse desempenho foi influenciado principalmente pela revisão das expectativas para os meses futuros, enquanto a percepção sobre a situação econômica atual continuou a melhorar.

O Índice de Situação Atual (ISA) teve um acréscimo de 1,8 ponto em setembro, chegando a 83,2 pontos, o maior nível desde dezembro de 2014 (quando estava em 86,7 pontos). Por outro lado, o Índice de Expectativas (IE) recuou 0,9 ponto, atingindo 106,7 pontos, após um aumento de 10 pontos entre maio e agosto, conforme apontado pela FGV.

A economista da FGV/Ibre, Carolina Gouveia, destacou que esse movimento reflete a persistência de fatores positivos na economia, ao mesmo tempo em que os consumidores enfrentam desafios como altas taxas de juros, níveis elevados de endividamento e inadimplência. Ela também mencionou que, se a tendência atual se mantiver, a confiança do consumidor poderá retornar ao nível de neutralidade de 100 pontos nos próximos meses.

Fonte: Reuters

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