T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Curvas de nível em áreas de pastagens é uma boa decisão? Foco nas Pastagens responde

A técnica de curva de nível é importante para a conservação do solo em áreas de pastagens, evitando erosões e mantendo a água da chuva na área. Isso torna a pastagem mais produtiva, pois há mais água disponível para as plantas absorverem os nutrientes.

Amarildo Francisquini Júnior, respondeu a pergunta do nosso amigo João Marcondes, de São José dos Campos, interior de São Paulo, sobre a realização de curvas de nível em áreas de pastagens.

Segundo Amarildo, é fundamental a realização da curva de nível ou terraço agrícola. Existem duas opções: a curva de nível em nível ou em desnível. A curva em nível é quando se quer manter a água dentro da área de pastagem, enquanto a curva em desnível é quando se quer escoar a água para uma área de mata ou onde não haja problemas de erosão.

A escolha entre as duas opções fica a critério do proprietário e do engenheiro agrônomo ou abmissor que realizará o projeto. É importante ficar atento às condições para realizar uma boa curva de nível.

Em seus clientes, Amarildo sempre realiza as curvas de nível com terraços agrícolas visando manter a água na propriedade. Dessa forma, há uma maior absorção de água pelo solo e consequentemente os nutrientes ficam disponíveis para as plantas. No entanto, em áreas muito inclinadas, onde há grotas ao lado da área de pastagem, é recomendável direcionar um pouco a água para fora para evitar erosões dentro da propriedade.

Veja o comentário completo de Amarildo Francisquini Jr no vídeo abaixo:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h