T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Degradação de pastagens: como evitá-las? Foco nas Pastagens tem a dica

Compartilhe:

A degradação de pastagens é um problema que ocorre em todo o Brasil e é causada por vários fatores que muitas vezes os pecuaristas não se atentam. Com o passar do tempo, esses fatores se agravam e deixam as pastagens improdutivas, causando danos até ao meio ambiente. Para prevenir esse processo, é importante controlar esses fatores para manter a pastagem produtiva e lucrativa.

Segundo Amarildo Francisquini Júnior, o maior causador da degradação de pastagens é o mau manejo. Isso ocorre quando o pecuarista não respeita a altura correta de entrada e saída do pasto, fazendo superpastejo e acarretando na perda de plantas forrageiras e no aparecimento de plantas invasoras. Além disso, a não reposição de nutrientes também pode potencializar a degradação.

Para prevenir esse processo, é importante começar pelo manejo adequado do pasto, respeitando as épocas do ano e o planejamento forrageiro. Na época das águas, a carga animal pode ser maior, mas na época da seca é necessário reduzir a carga animal para evitar a degradação. Essas são algumas dicas dadas pelo especialista para ajudar os pecuaristas a prevenir a degradação de suas pastagens.

Veja o comentário completo de Foco nas Pastagens no vídeo abaixo:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h