Professor Alexandre Gazolla comenta que o objetivo é produzir mais, focando no melhor plantio e otimizando as boas práticas de plantio. Ontem, foi abordado o tema da profundidade da semente. É importante lembrar que a planta de soja em condições de solo normal exige uma profundidade padrão entre três e quatro centímetros. Isso porque naturalmente há oscilações no terreno, devido à velocidade do plantio, dificuldade do relevo, precisão da máquina e compactação do solo, tudo isso influencia na profundidade do plantio.
A velocidade de plantio mais indicada vai depender muito do equipamento, mas sempre é menor possível. Quando se aumenta a velocidade, perde-se a precisão da distribuição e aumenta a dificuldade de alocar corretamente a semente no solo. Isso não só influencia na distribuição, mas também na interação com a água, temperatura e contato com o solo. É recomendado trabalhar com níveis de velocidade mais baixos para ter uma boa precisão longitudinal e vertical.
Um dos maiores problemas no plantio é as variações de profundidade ao longo do andar da linha de plantio. Isso faz com que haja sementes a dois centímetros e outras a cinco centímetros na mesma linha, o que é muito ruim porque haverá plantas emergindo em momentos diferentes. É importante estar atento e buscar o equilíbrio entre três a quatro centímetros para ter um arranque inicial rápido e não gastar energia que seria para complementar o desenvolvimento da planta nessa etapa inicial.
Veja o vídeo completo com todas as dicas do Professor Alexandre Gazolla no vídeo abaixo: