Há uma ascensão da direita em toda a Europa, incluindo Espanha, França, Itália, Alemanha, Áustria e Holanda. Na Espanha, a mídia anunciou que a direita venceria a eleição com uma aliança entre o Partido Popular e o Vox, um novo partido da direita espanhola. O crescimento da direita aconteceu e a maioria da bancada eleita é da direita, com o Partido Popular crescendo bastante. No entanto, faltaram sete cadeiras para formar o primeiro ministro. Como o partido mais votado, eles têm a prerrogativa de tentar formar um governo.
Do outro lado está o Partido Socialista, atual partido do governo, em aliança com o antigo partido Podemos e uma colcha de retalhos de pequenos partidos separatistas regionais, em geral de esquerda. O povo manifestou-se majoritariamente a favor da direita, mas sem conseguir fazer a maioria para governar. Se o candidato do PP não conseguir formar o governo, caberá ao atual governo compor com essa colcha de retalhos.
O atual governo já não tinha maioria sozinho e agora aumentou o poder desses pequenos partidos regionais. É provável que haja um período de negociações e tentativas de formação do governo seguido por um período de turbulência política provocada pelas dificuldades e contradições entre esses pequenos partidos regionais.
Veja o comentário completo de Paulo Moura no vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=5aFCI5EzfnY