T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Direita enfrenta fragmentação em ao menos 3 grandes partidos que debandam para governo

Compartilhe:

A direita brasileira se depara com um fator limitante: a falta de um partido sólido e autêntico. Segundo informações o governo avalia que entre vinte e cinco e trinta deputados do PL do Nordeste devem compor a bancada governista.

Essa situação se repete com o Partido Progressista (PP), liderado por Ciro Nogueira, que tem oscilado entre oposição e apoio, enquanto o partido de Arthur Lira, ainda em negociações, não chegou a um acordo com o ex-presidente Lula.

Os parlamentares do Nordeste desses partidos, assim como os do Partido Liberal e do Partido Republicano, têm afirmado publicamente que não irão se aliar ao governo. No entanto, todos esses partidos são representantes do centrão, ou seja, partidos de centro-direita, que não exercem uma oposição enérgica, como o PT fez em relação a Bolsonaro.

Isso evidencia a necessidade de uma oposição contundente ao líder político Lula, que não encontra respaldo nesse tipo de partido centrista. O PT necessita de uma oposição à altura, uma oposição de direita verdadeira, que adote uma postura firme e coerente, assim como Randolfe Rodrigues se posicionou em relação a Bolsonaro.

Um partido raiz é aquele que apresenta suas ideias e busca os cargos para implementá-las, colocando as ideias programáticas em primeiro lugar, em vez de priorizar apenas o poder. Embora tenham uma lógica diferente, é o cenário atual em que a direita se encontra. O principal líder da direita brasileira, o presidente Bolsonaro, enfrenta limitações em suas ações, e a direita como um todo tem que lidar com a fragmentação das bancadas e dos ativistas em pelo menos três grandes partidos, que são flexíveis em suas posições.

Veja o vídeo na íntegra com comentários de Paulo Moura

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h