(INVESTING) – O dólar à vista fechou a quinta-feira em alta ante o real, em sintonia com o exterior, onde a moeda norte-americana também sustentava ganhos ante a maioria das moedas de países emergentes ou exportadores de commodities, em um dia de dados positivos sobre a economia norte-americana, mas virada das bolsas à tarde.
O dólar à vista fechou o dia cotado a 4,7590 reais na venda, com alta de 0,65%.
Na B3 (BVMF:B3SA3), às 17:14 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,39%, a 4,7610 reais.
Pela manhã, os dados econômicos positivos nos EUA afastaram a ideia de que o país poderia entrar em recessão em meio ao aperto monetário agressivo do Federal Reserve.
Os números deram força ao dólar ante outras divisas fortes, mas o real seguiu se fortalecendo durante boa parte da manhã, em meio ao otimismo dos investidores após a agência Fitch elevar a nota de crédito do Brasil, na quarta-feira.
Durante a tarde, no entanto, o cenário mudou no exterior. Os principais índices de ações dos EUA, que sustentavam ganhos, passaram a recuar, em meio a um movimento de realização de lucros dos investidores durante a temporada de balanços.
O dólar ampliou a alta ante as moedas fortes e passou a sustentar ganhos firmes ante a maioria das divisas de emergentes e exportadores de commodities, incluindo o real brasileiro.