De acordo com Brandalizze, ontem já havia comentários sobre a possibilidade de uma melhoria de dois pontos na qualidade da safra de soja nos Estados Unidos. O USDA, órgão responsável pelo relatório, dificilmente muda muito seus dados, a menos que haja algo bastante grave. No entanto, o relatório divulgado mostrou que 54% da lavoura de soja está em boas condições, um aumento em relação aos 52% da semana anterior.
Apesar de não ser uma safra excelente, ainda é uma grande safra, com projeção de mais de 112,6 milhões de toneladas. Isso é um aumento em relação à projeção da semana passada, que era de 111,8 milhões de toneladas com 52% de qualidade. No entanto, ainda está abaixo dos 117 milhões apontados pelo USDA no relatório de julho. É provável que na sexta-feira o USDA reduza a projeção da safra americana, mas ainda não chegará a esse número. O USDA é conservador e deve reduzir a projeção em apenas duas ou três milhões de toneladas.
Apesar disso, o mercado pode reclamar e seguir a tendência de uma safra americana menor. Isso é uma boa notícia para nós, pois ter menos soja nos Estados Unidos limita grandes quedas nos preços. O mercado ainda é de baixa, mas não há necessidade de temer uma desvalorização acentuada dos preços.
Veja o comentário completo de Vlamir Brandalizze no Minuto da Soja: