O ano de 2022, fechou com um superavit de 54 bilhões e com taxa de investimentos de 18,8% do PIB.
Pois bem, em 2023, a resposta para esta taxa de investimentos foi um crescimento de 2,9%.
Em 2023, a taxa de investimentos caiu para 16,5%, uma queda de 2,3 pontos percentuais em relação à 2022.
No entanto, espera se um PIB entre 3,5% e 4,00% de crescimento, mesmo com a queda de investimentos em 2023.
Com queda de 2,3 pontos percentuais na taxa de investimentos em 2023. como pode haver crescimento PIB de 4% em 2024?
A conta não fecha.
E a taxa de investimentos de 2024 deverá fechar nos mesmos níveis ou menores que 2023, algo próximo de 16,5%, com a agravante das altas nas taxas de juros e da inflação, dois dados que inibem os investimentos, e o crescimento do PIB.
Mais uma pergunta, como esperar crescimento do PIB com estes números baixos de taxa de investimentos, mais inflação, juros altos e os dois com tendência de alta?
A resposta é simples.
Não haverá crescimento de PIB orgânico, sustentável.
O que teremos, muito provavelmente é governo se endividando para rolagem da dívida contraindo mais dívidas e despejando mais dinheiro no mercado, produzindo mais inflação e provocando mais altas nas taxas de juros.
Mais alavancagem de olho nas eleições de 2026, um círculo vicioso extremamente prejudicial ao país, mas que infelizmente não é novidade no modelo petista de administrar, e que terá os mesmos resultados catastróficos que conhecemos muito bem.
O crescimento do PIB deste ano de algo em torno de 4%, para uma taxa de investimentos de 16,5%, não faz o menor sentido, e as preocupações com a economia são reais, e o estopim da bomba relógio do endividamento público está acesa, e a contagem regressiva da explosão já começou.
O fato é que a taxa de investimentos caiu com governo atual, e deverá continuar caindo em função do endividamento público fora de controle que já estamos vivendo, e some-se a isso inflação e taxas de juros subindo, teremos a combinação perfeita para permanecermos na eterna rabeira do desenvolvimento.
A pergunta é bem simples.
Que tipo de cidadão desejaria isso para seu país?
A resposta deveria ser muito simples, mas não é, e a verdade é que este modelo irresponsável e do atraso tem apoios da imprensa, e do establishment, que dia após dia, batem palmas para a loucura deste hospício que administra o país.
Dá vontade de chorar.
T&D