O Brasil é realmente um pária internacional, e agora, chacota internacional.
O Brasil é o motivo das piadas mais desagradáveis e humilhantes de se ouvir.
Coisas do tipo, “é só no Brasil que acontece isso”, ou “será que o Brasil não se envergonha disso”?
Ou, “de que cabeças brotam essas coisas?”
O brasileiro comum, aquele que levanta cedo todos os dias, e chega no trabalho depois de dois ônibus e dois metrôs, esse tem vergonha na cara, e provavelmente sente muita vergonha de ver o país sendo motivo de piada, servindo de chacota internacional.
É impressionante o que meia dúzia de celerados no poder é capaz de fazer pra jogar a imagem e a reputação de uma nação inteira na lama.
E o que mais impressiona, é que tem apoiadores incondicionais, que, por um punhado de dólares, batem palmas para esse desfile da ignomínia.
Em Davos, Suíça, ministros disseram tantas asneiras, que não dá nem pra repetir.
Questões diplomáticas dispensam comentários, mas o apoio ao regime venezuelano, é a coroa de louros dessa jornada mui democrática do Brasil de hoje.
Outro dia, um presidente Europeu foi recebido com festas por indígenas submissos e deslumbrados, como se fosse a visita de um colonizador do século XVI.
E não faltaram piadas.
Não bastasse o descalabro administrativo que o país vive, agora somos, é isso mesmo, no plural, somos motivo de chacota internacional, por incluir um cidadão de outro país em um tal inquérito que tem vida eterna, e apura sabe se lá o quê, sem que haja tipificação criminal para tal.
É, realmente vão precisar de um marketing extremamente eficiente para tirar a imagem não só do governo, mas do país, da nação e do povo brasileiro da lama.
De paria internacional, a motivo de piadas e chacotas de todo o sistema solar.
É uma evolução e tanto em apenas 15 meses do governo da picanha, da cervejinha, e do amor!
T&D
Uma resposta
Parabéns João pelo admirável editorial. Bem situado no contexto e ótima liguagem gramatical. Continue assim.