T&D – Tempo e Dinheiro

publididade

EDITORIAL – Confiança zero

Compartilhe:

Os grandes players do mercado financeiro internacional rebaixaram o valor das ações brasileiras logo após o anúncio do pacote de corte nas despesas (?!) anunciado pelo governo.
Nenhuma novidade.
As instituições financeiras internacionais têm sérias dúvidas sobre a capacidade do governo Lula em honrar as medidas anunciadas, o que também não é nenhuma novidade.
O governo petista historicamente sabe como semear dúvidas e dívidas, e, desta vez, não será diferente. O mercado financeiro, acostumado a este comportamento, não se deixará levar por conversas fiadas, e já está cobrando a conta.
A cotação do dólar comprova isso.
Após falar em cortes, o ministro da fazenda, Fernando Haddad, disse que poderá haver novas medidas no futuro, reconhecendo que o que foi apresentado pode não ter nenhum valor imediato, deixando dúvidas se realmente existe a vontade de por as contas públicas em ordem.
A julgar pelo histórico petista, o pacote atual não merece nenhum crédito, mesmo porque, alguns pontos dependem de aprovação do congresso, onde o governo não tem base sólida, e também não conta com simpatia parlamentar para obter algum êxito em suas propostas.
É uma aposta de alto risco, com possibilidades de perder. Então, o mercado, que de trouxa não tem nada, resolveu cravar que o resultado será negativo e já está cobrando o preço da irresponsabilidade do governo na gestão da economia, através de altas taxas de juros.
As propostas apresentadas não conseguem enganar ninguém por serem pouco efetivas no que realmente importa, que são o corte efetivo de gastos, que está levando o país a uma situação desfavorável, ficando refém do mercado que está a exigir maiores prêmios pelo risco contábil.
Em pouco mais de 18 meses, o governo petista conseguiu por o país no rumo da desgraça fiscal, um recorde de incompetência mesmo para o PT.
Pelo que se pode deduzir e pelas falas de alguns petistas históricos, a chances de que o país seja posto nos trilhos de uma política fiscal ortodoxa e minimamente confiável, são remotas.
Resta então, aos brasileiros, ficar na torcida para que alguma providência milagrosa aconteça e possa nos devolver a confiança que o governo tanto se empenha em jogar no lixo.
Para nós, do Tempo&Dinheiro, parece que o governo não sabe realmente o que está fazendo.
(T&D).

Compartilhe:

publididade

Deixe um comentário

publididade

Site protegido contra cópia de conteúdo

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h