T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Editorial – Indícios

Compartilhe:

Segundo os cientistas, há indícios de vida em outros planetas.
Sim, há indícios, mas não se conseguiu provas contundentes de que haja vida em outros planetas, nenhum cientista foi capaz de mostrar que realmente existe vida em outro planeta do sistema solar.
Dizem a todo instante que determinada situação favorece a existência de vida, mas não há provas factuais que comprovem tais indícios.
São apenas conjecturas, suposições, enfim, são apenas indícios, que não significam absolutamente nada, até que as provas demonstrem veracidade.
Em um caso bem recente, ainda fervendo na panela da imprensa, que adora cozinhar qualquer opositor ao governo atual, a ultra, outrora famosa e respeitada PF, apontou indícios de diversos crimes em um caso envolvendo uma doação de joias de um sheikh árabe, ao ex presidente da república.
E pelo que se pode apurar, estes indícios de crimes já foram calculados na casa dos 20 milhões, e agora recalculados para algo próximo dos 6,5 milhões, uma disparidade pouco comum quando se trata de uma ciência exata, e menos comum ainda, em se tratando de indícios, que deveriam se transformar em provas cabais.
Se houve um erro de cálculo em uma ciência exata, poderá ter havido outros em matéria de interpretação de indícios, que dependem do interpretador, portanto, são subjetivos.
Uma instituição que se preza, e que tem o peso da PF, no mínimo, deveria ser mais cuidadosa na apresentação de indícios, e mais ainda nos cálculos que possam corroborar para se tornarem provas.
Mas tal cuidado não existiu, e ao apresentar cálculos diferentes para indícios de crimes, e ventilar para imprensa explorar o assunto, a credibilidade fica comprometida, pois, quem garante que não houve erros de interpretação na construção de indícios, como houve nos erros de cálculos?
No Brasil atual, indícios são crimes, e o direito e o acesso da defesa ao conteúdo do processo acusatório não existem mais.
Deixamos de ser um país civilizado, onde a suspeita já é crime e a defesa foi abolida monocraticamente.
Há indícios de vida em outros planetas, mas até hoje ninguém provou nada.
E até hoje, ninguém se arriscou a ir viver em outro planeta, mesmo havendo indícios de vida.

T&D

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h