Em agosto de 2022, foi divulgada a Carta pela Democracia, com muita pompa e circunstância na faculdade de direito da USP.
O documento contava com milhões de assinaturas e clamava pela volta da democracia, e de Lula ao poder (!!??), situação impossível de se associar uma com a outra, mas que — por incrível que pareça –, era o que queriam.
Os signatários, só gente famosa, empresários, políticos e toda classe artística e a imprensa em peso, manifestaram-se pelas redes sociais… acentuadamente e curiosamente pela Rede X, o ex-Twitter, que acaba de ser censurado, perseguido e acusado de ser antidemocrático, e de disseminar fake news e outras acusações que ninguém sabe como surgiram.
Milhões de personas famosas, figuras de proa da sociedade na época, usaram a liberdade de expressão e a Rede Social X (Twitter), em agosto de 2022, para exigir a volta da democracia. Agora, com a democracia que eles reclamavam, e que voltou, não podem mais usar a Rede X (Twitter), que foi banida do Brasil, assim como foi na Venezuela, Cuba, Coreia do Norte, Irã e China.
Então, a pergunta é obrigatória:
Era esta democracia que os signatários da Carta queriam de volta?
Até 2022, alguma rede social tinha sido banida do país, ou será que a democracia que os Senhores defendem é exatamente esta que vai de vento em popa no Brasil?
Qual dos Senhores e Senhoras signatários do documento da USP pela democracia, tem a coragem de, hoje, aparecer nas redes sociais e concordar com a democracia que foi posta em vigência com as vossas aprovações?
Se fossem todos, Senhoras e Senhores, pessoas pouco preparadas, com pouca escolaridade e “humildes de raciocínio”, daria até para relevar aquela atitude, aquele apoio pedindo a volta da democracia, e de Lula, mas Vossas Senhorias são considerados os guias da sociedade, ou formadores de opinião, um rótulo que hoje, perece extremamente fora de propósitos, não é verdade?
Ou será que ainda teriam coragem de se juntarem novamente aos milhões de outrora, e respaldar a “democracia” que Vossas Senhorias ajudaram a implantar e que está em pleno andamento hoje no Brasil?
A perseguição a liberdade de expressão, o cerceamento do trabalho da imprensa, como aconteceu com um grande veículo de comunicação de São Paulo, fazem parte da democracia que Vossas Senhorias almejavam no Brasil?
E não podemos esquecer das grandes figuras da área econômica, que também exigiam a volta da democracia e do rombo nas contas públicas que está sem controle; era este modelo de administração democrática que Vossas Senhorias, formadas em economia na USP, queriam??, era isso mesmo?!!
Aos milhões de signatários que queriam a volta da democracia, parabéns, Vossas Senhorias conseguiram, mas agora não podem mais se manifestarem pela Rede X (Twitter), e talvez seja até interessante, haja vista que estão todos caladinhos há bastante tempo.
Alguns sempre se vangloriaram de terem lutado contra a ditadura, e naquela festança de arromba na faculdade de direito da USP, local emblemático e escolhido a dedo pelos “democratas”, havia cartazes exigindo o “estado democrático de direito” como se em 2022 não existisse, e então, Senhoras e Senhores, estão satisfeitos com a democracia de hoje?
Era este modelo de estado democrático de direito que Vossas Senhorias esperavam implantar no Brasil?
Nomes dos signatários, milhões, não dá pra citar aqui, mas ainda são facilmente encontrados na internet, ainda…, daqui a pouco, nem a internet poderá estar disponível, haja vista que já teve início a perseguição aos satélites de transmissão de informações e dados.
Esperamos, sinceramente, e até achamos que devido ao silêncio de Vossas Senhorias, estejam plenamente satisfeitos com a democracia que tanto almejaram, e que está de volta.
A carta manifesto pela democracia foi um sucesso e conseguiu seus objetivos, mas e agora, como ficam suas consciências — se é que em algum momento a tiveram?
T&D