Quem está navegando sabe que não é possível controlar as águas para ter uma navegação tranquila e sem problemas.
Sempre haverá tormentas, borrascas, mau tempo que tornam a condução do barco muito difícil.
Mas é possível enfrentar o clima, desde que se tenha um barco sólido, bem equipado e com bons navegadores no comando.
Na agricultura acontece a mesma coisa. Enfrentar o clima é um desafio complicado, mas é possível navegar no mar de dificuldades que é a agricultura, com riscos menores.
Riscos menores, pois risco zero não existe.
O clima depende da personalidade da mãe natureza, que não dá pra dominar, e sim saber enfrentar…, mas as oscilações de mercado, isso dá muito bem para reduzir, e não viver à mercê de especulações e incertezas das bolsas de mercadorias.
Aqui neste espaço, temos falado a exaustão que é preciso que o produtor tenha consciência de adquirir conhecimento, e tem a obrigação de aprender a navegar também no mar das oscilações de preços, e para isso deve ter as ferramentas necessárias para enfrentar as marés ruins e mais perigosas, que podem levar o barco a pique.
Aqui neste espaço, procuramos levar a informação da melhor maneira possível, que usamos também como meio de difusão de ideias, mas queremos usá-lo também como veículo que transmite e estimula a busca pelo conhecimento, e não só dos produtores rurais, mas de todos que nos acompanham.
Quando insistimos com os produtores, é no sentido de que saibam utilizar as ferramentas de proteção certas, que certamente reduzirá o impacto das oscilações de preços.
São chuvas em excesso, ou a falta delas com uma seca prolongada, são as pragas, as ervas daninhas, a baixa infraestrutura, dificuldades de crédito, juros altos e, por vezes, políticas que confrontam quem produz alimentos, criando desânimo para enfrentar a navegação extremamente difícil do agronegócio.
A busca pelo conhecimento, saber fazer uso das ferramentas do mercado para reduzir a tempestades, é fundamental para continuar navegando, pois “navegar é preciso”.
E necessário continuar levando o barco do agro ao rumo certo, bem equipado, com ferramentas certas e com menores riscos.
Mesmo com as tempestades e borrascas, é preciso continuar, e quem tem mais ferramentas e utensílios, navega melhor e mais tranquilo.
Nós acreditamos no agro.
“E navegar é preciso”.
T&D