Vários portais de notícias brasileiros destacaram a suposta interferência do governo Biden nas últimas eleições. Agentes da CIA, diplomatas e adidos militares teriam atuado para exercer pressão sobre militares e lideranças políticas brasileiras, com o objetivo de assegurar o andamento das eleições, que culminaram na nomeação de Lula como presidente.
Existia a preocupação de que houvesse interferências no processo eleitoral, e a entrada do governo Biden no cenário político brasileiro foi interpretada como uma clara intervenção estrangeira. Durante o processo eleitoral, os americanos teriam ameaçado os militares brasileiros de romper acordos de treinamento e potencial intercâmbio de tecnologia, caso houvesse qualquer tentativa de questionar o sistema eleitoral ou os resultados da eleição.
É evidente que Lula tem uma dívida com Biden devido ao desenrolar das eleições. Os americanos não estão satisfeitos com o fato de terem apoiado a eleição de Lula, que agora demonstra proximidade com russos e chineses. Eles estão cobrando a contrapartida pelo apoio que Lula recebeu para garantir o resultado da eleição que o beneficiou.
Veja o vídeo na íntegra: