T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Julgamento da inelegibilidade de Bolsonaro no TSE ao vivo!

Compartilhe:

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga, nesta quinta-feira (22/6), a partir das 9h, a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) 0600814-85 em que é requerida a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro. Acompanhe ao vivo à cobertura do JOTA sobre o julgamento do TSE que pode tornar Jair Bolsonaro inelegível.

O partido alega que Bolsonaro abusou do poder político quando, no encontro com embaixadores que aconteceu em julho de 2022, questionou a segurança das urnas eletrônicas e das eleições.

Segundo o PDT, pode ser considerado abuso do poder político o fato de a reunião ter acontecido na residência oficial da presidência e ser organizada pelo Palácio do Planalto e pelo Itamaraty. A transmissão do evento ao vivo pela TV Brasil e pelas redes sociais também é considerada um “uso indevido dos meios de comunicação”.

Bolsonaro também é investigado em outras ações no TSE por disparo em massa de mensagens durante as eleições. No STF, o ex-presidente é investigado por suposta intervenção na Polícia Federal; por supostos crimes durante as negociações para compra da vacina Covaxin; por suposta conduta criminosa em declarações sobre o sistema eleitoral, entre outras ações.

O próprio Bolsonaro admitiu, em um evento do Partido Liberal no últimos sábado (17/6), que “os indicativos não são bons” para o julgamento. Hoje existe uma maioria sólida e estável no TSE para considerá-lo inelegível, como adiantou aos assinantes JOTA PRO Poder o diretor de conteúdo do JOTA, Felipe Recondo.

Mas dada a alta complexidade e repercussão política da ação, uma decisão final só deve acontecer no segundo semestre. Há a possibilidade de que o ministro Kassio Nunes Marques, indicado de Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal, peça vista da ação

O regimento do TSE estabelece um prazo de 30 dias, renováveis por mais 30, para que o ministro que solicitou vista do processo devolva os autos para retomada do julgamento.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h