T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Em Paris, José Dirceu e Kakay celebram cassação de Dallagnol (Revista Oeste)

Compartilhe:

O ex-ministro José Dirceu (PT) e o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, celebraram — em Paris — a cassação do ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR). A Câmara sacramentou a decisão de cassar o mandato do ex-procurador da Operação Lava Jato nesta terça-feira, 6.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Kakay pediu a “responsabilização criminal” do ex-procurador e do senador Sergio Moro (União-PR). “Acho que, hoje, é um dia importante”, afirmou o advogado. “Depois de tantas lutas que tivemos contra o fascismo enraigado dentro do Ministério Público, que instrumentalizou não só o Poder Judiciário, mas parte de um órgão tão importante como o Ministério Público.”

Dallagnol perdeu o mandato nesta terça-feira, 6 | Foto: Rute Moraes/Revista Oeste

Dallagnol perdeu o mandato nesta terça-feira, 6 | Foto: Rute Moraes/Revista OesteA Mesa Diretora da Câmara decidiu pela cassação do ex-deputado. A Casa referendou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o parlamentar em 16 de maio. A decisão foi unânime.

A ação que cassou Dallagnol é da federação do PT. O TSE entendeu que o ex-deputado tentou burlar a Justiça, ao deixar o Ministério Público durante o período em que respondia a processos administrativos. Essas práticas poderiam resultar em condenação, transformando-o em “ficha suja”.

No TSE, a votação em desfavor do deputado durou cerca de um minuto. Apenas o relator do caso, ministro Benedito Gonçalves, explicou seu voto. Os demais seguiram o mesmo entendimento dele.

“A competência da Câmara dos Deputados, exercida pela Mesa Diretora nos termos do § 3º do art. 55 da Constituição Federal, é de declarar a perda do mandato. Este é o caso do deputado Deltan Dallagnol”, informou a Casa.

Assim, a Câmara apenas ouviu o corregedor da Casa, deputado Domingos Neto (PSD-CE), e instruiu a Mesa a declarar a perda do mandato nos termos constitucionais.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h