T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Ex-Abin diz que agência fez 33 alertas de 2 a 8 de janeiro

Compartilhe:

(PODER360) – O ex-diretor-adjunto da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) Saulo Moura da Cunha disse nesta 3ª feira (1º.ago.2023) que o órgão produziu 33 alertas de inteligência entre os dias 2 e 8 de janeiro. Deu a declaração em depoimento na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que investiga os atos que levaram à invasão dos Três Poderes. Cunha negou, entretanto, que a agência tenha produzido, nesse período, relatórios de inteligência, que são documentos mais extensos.

Entre o dia 2 de janeiro e o final da madrugada do dia 8 de janeiro, a Abin produziu 33 alertas de inteligência. Não são relatórios. Há uma diferença conceitual. O relatório de inteligência é um documento estratégico, é um documento que passa por um processamento, leva um tempo para ser produzido”, declarou.

Segundo ele, o aplicativo WhatsApp é um dos meios utilizados para fazer alertas, mas o mesmo não ocorre com os relatórios, enviados por meio de plataforma própria, o Correio Sisbin (Sistema Brasileiro de Inteligência). Cunha afirmou ter assumido a função na Abin “efetivamente” a partir do dia 2 de janeiro. Ele, entretanto, participou de grupo temático sobre inteligência do governo de transição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A minha gestão entregou um relatório ao governo de transição falando sobre a presença, se eu não me engano –e eu não posso entrar em detalhes aqui–, mas esse relatório foi encaminhado para a comissão, sobre a presença de atores extremistas nos movimentos que estavam sendo feitos em frente aos quartéis e ao QG [quartel-general]. Esse é um relatório bastante extenso, ele traz nomes”, disse.

Apesar do pedido por uma oitiva secreta, a CPI decidiu ouvir Cunha em sessão aberta da comissão. Uma decisão da presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Rosa Weber, permitiu que o ex-diretor da Abin tivesse o direito a não responder questões relacionadas a informações de que tem conhecimento por força de sigilo funcional.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h