Furacão nos EUA e chuvas no Brasil, análise de Desirée Brandt
Luz amarela: Risco!
Temos em nosso horizonte a formação do fenômeno “La Ninã”, que será de fraca intensidade, deixando o pacífico mais frio e nos trazendo risco de invernada, especialmente no começo de 2025, entre janeiro e fevereiro.
Atenção com a previsão estendida, claro que pode haver mudanças, mas os modelos de previsão insistem nesse período mais chuvoso e com temperaturas mais baixas. Sinalizando alguns momentos de invernada justamente na época em que o produtor precisa entrar em campo para realizar a colheita, o que pode atrapalhar momentaneamente os trabalhos em campo.
Bem-vindos à primavera!
Umidade avançando pelo país, nesse momento ainda não temos as condições ideais, mas o padrão atmosférico já apresenta sinais de mudança. De acordo com os modelos de previsão, nos próximos dias teremos evolução das chuvas, tanto em abrangência quanto em quantidade.
Um excelente sinal é que a temperatura de forma geral deve diminuir, indicando maior estabilidade. Deve contemplar todo o eixo sudeste, centro-oeste e norte do Brasil, com bons volumes de chuva.
No sul do país a chuva não vai parar, mas sua intensidade deve ir diminuindo aos poucos. Teremos consolidação das chuvas nas áreas centrais do país, com expectativas de bons acumulados até o final do ano.