T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Exportações de soja disparam no Porto de Rio Grande (Correio do Povo)

Compartilhe:

Com limitação da capacidade em Paranaguá e em Santos, embarques da oleaginosa crescem 258% em maio

Embora a produção de soja acumule perdas em torno de 40% após a terceira estiagem seguida no Estado, as exportações da oleaginosa no porto de Rio Grande fecharam maio com alta de 258% ante o mesmo período de 2022. Segundo a Federação da Agricultura no Rio Grande do Sul (Farsul), o volume chegou a 596 mil toneladas, o maior desde outubro do ano passado. O crescimento, no entanto, está relacionado ao escoamento da produção proveniente de outros estados, dados o limites das operações realizadas nos portos de Paranaguá (PR) e Santos (SP).

Os embarques de soja registrados em maio correspondem a 35% de todos os produtos agropecuários escoados via o RS no período. Ao total, o setor primário embarcou 1,7 milhão de toneladas, volume 27% maior que em maio de 2022. A receita, por sua vez, cresceu 23%, saindo de 998 milhões de dólares para 1,2 bilhão de dólares.

As remessas de arroz também tiveram destaque no período. Com exportações destinadas principalmente para o México e para a Costa Rica, o envio do grão aumentou 558% no volume e 535% no faturamento, ante maio de 2022. Já o trigo, por sua vez, apresentou queda na comercialização em razão da forte oferta internacional, conforme Assessoria Econômica da Farsul.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h