O mapa da prestação acumulada dos próximos cinco dias, que vai até segunda-feira, mostra que grande parte do Brasil ficará sem chuva nessa época do ano. No entanto, a região sul do Brasil começará a ter uma mudança do tempo no domingo à noite para segunda-feira, quando uma frente fria chegará ao Rio Grande do Sul, trazendo condições de chuva na parte centro-sul e leste do estado. As chuvas variam de trinta a quarenta milímetros, começando na parte sul e na parte central ficando na faixa de dez a vinte milímetros. Também haverá chuvas fracas isoladas no leste de Santa Catarina e na parte norte e oeste do Rio Grande do Sul, mas de maneira isolada e com menor intensidade. Algumas ruas fracas também ocorrerão no litoral de São Paulo e no Rio de Janeiro.
Na região sudeste, pegando Espírito Santo e Minas Gerais, haverá melhores condições de chuva devido à frente fria entre o Espírito Santo e Minas Gerais com maior convergência de umidade do oceano causando mais chuvas. Deve chover acumulados de vinte a trinta milímetros no Espírito Santo e a chuva também pegará no nordeste de Minas Gerais, na região do Jequitinhonha, até o norte de Minas e algumas áreas isoladas. Chuvas ocorrerão no Nordeste de Minas Gerais, na Zona da Mata Mineira, mas serão mais fracas. No sudeste da Bahia, a chuva ficará mais intensa com volume passando de setenta milímetros nos próximos dias. Entre o sudeste da Bahia até a região do Recôncavo Baiano, incluindo Salvador, as chuvas terão maior intensidade com acumulado até segunda-feira. A chuva também adentrará o leste da Bahia, pegando regiões como Irecê, Monte Santo e Vitória da Conquista com chuvas mais fracas.
A chuva também pegará Sergipe e Alagoas, variando de vinte a quarenta milímetros também no leste da Paraíba, leste de Pernambuco e litoral leste do Rio Grande do Norte. Algumas chuvas fracas isoladas também ocorrerão no Cariri do Ceará, litoral do Ceará e interior da parada de Pernambuco com algumas chuvas isoladas também no alto sertão e médio sertão pernambucano. No norte do Maranhão haverá chuvas fracas assim como no Nordeste e Norte do Pará e no Amapá. As chuvas serão um pouco mais significativas na parte meio norte noroeste do Amazonas e em Roraima onde os volumes devem ficar entre cinquenta a oitenta milímetros em algumas áreas da parte norte oeste.
Na parte central do Brasil e também no sul da região norte ficará sem chuva para domínio de estiagem todo centro sudeste do Brasil até a região Sul. Nessa parte central do Brasil haverá predomínio do ar mais seco.
Veja a previsão completa de Francisco de Assis no Clima & Agricultura: