T&D – Tempo e Dinheiro

publididade

Falta de urgência do Fed coloca mercado acionário em risco

Compartilhe:

Analistas do JPMorgan alertam que o mercado acionário atual se tornou um “debate acirrado entre dois lados”, enfrentando riscos de possíveis desacelerações no crescimento, incertezas quanto às ações do Federal Reserve e diversos fatores geopolíticos.
Segundo a análise do banco, o mercado deixou de ser uma “negociação unidirecional de alta”. Agora, ele está exposto a riscos elevados devido a um “posicionamento excessivamente concentrado, avaliações elevadas e o aumento das incertezas eleitorais e geopolíticas”.
Na primeira metade do ano, o foco do mercado estava na trajetória da inflação. No entanto, agora, a preocupação se volta para os riscos ao crescimento, especialmente considerando as altas expectativas de lucro para o 2º semestre de 2024 (+ 9%) e para 2025 (+ 14%).
Os analistas destacam que os extremos no posicionamento e a concentração no momentum, que já haviam sido objeto de alerta anterior, historicamente resultaram em “reversões violentas”.
A recente queda do mercado é interpretada como uma resposta ao enfraquecimento do crescimento e uma reavaliação das chances de uma recessão.
Os analistas também indicam que as políticas divergentes dos bancos centrais, particularmente entre o Federal Reserve e o Banco do Japão, “intensificaram a volatilidade do mercado”, causando distúrbios significativos em várias classes de ativos.
Eles ainda apontam que isso resultou em uma alta recorde do VIX; falta de liquidez e desalavancagem forçada em estratégias sensíveis à volatilidade.
A equipe do JPMorgan estima que o FOMC (Comitê de Política Monetária do Fed) começará a reduzir as taxas de juros, com uma expectativa de corte de 0,50% nas reuniões de setembro e novembro, seguidas por cortes adicionais.
Contudo, concluem que apesar da recente recuperação do mercado ter dissipado parte da especulação, o posicionamento e as avaliações das ações ainda representam riscos, especialmente se o crescimento continuar desacelerando e o Fed não agir com urgência.

Investing.com

Compartilhe:

publididade

Deixe um comentário

publididade

Site protegido contra cópia de conteúdo

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h