T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Fertilizantes: atraso na aquisição para aplicação no 1º semestre/24

A compra de fertilizantes pelos agricultores brasileiros destinados à aplicação no primeiro semestre de 2024 está enfrentando o maior atraso dos últimos três anos, conforme revelado por uma pesquisa realizada pela consultoria StoneX. Até o momento, apenas 31% do volume desses insumos, destinados às culturas de inverno como milho safrinha, trigo e segunda safra de algodão, foi negociado. Esse percentual representa uma queda em relação aos 41% registrados em novembro do ano anterior, 49% em 2021 e 48% em 2020. Comparando com agosto passado, quando 28% dos insumos foram adquiridos, as compras aumentaram apenas 3 pontos percentuais.

O atraso é mais pronunciado no Centro-Oeste, a principal região produtora do Brasil, onde apenas 41% do total de fertilizantes necessários foram adquiridos neste mês. Isso representa um atraso de 11 pontos percentuais em relação a novembro de 2022. A consultoria atribui esse cenário às incertezas no plantio da safra de verão de 2023, juntamente com a relação de troca pouco atrativa devido à queda nos preços do milho e aos elevados custos dos fertilizantes, especialmente os nitrogenados, que persistiram até recentemente.

Na região Sul, a aquisição está em 22%, uma diferença de dez pontos percentuais em comparação com novembro do ano passado. O Nordeste/Nordeste adquiriu 35%, em comparação com 49% no ano anterior. Enquanto isso, o Sudeste adquiriu 23%, em comparação com 34% em novembro de 2022.

A pesquisa considera uma área estimada de plantio de 29,5 milhões de hectares, correspondendo a cerca de 44% da área total de plantio de grãos no ciclo 2023/24, conforme estimado pela StoneX. O levantamento foi realizado pela consultoria junto a misturadoras, distribuidoras, cooperativas, médios e grandes produtores de todas as regiões do país, levando em conta as vendas de adubos através da fixação de preços e do fechamento de contratos para entrega futura.

Fonte Broadcast Agro

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h