T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Fertilizantes mistos podem auxiliar na recuperação de pastagens degradadas? Foco nas Pastagens.

Compartilhe:

De acordo com Amarildo Francisquini Júnior, a utilização de fertilizantes mistos pode auxiliar na recuperação de pastagens degradadas. No Brasil, 95% da carne produzida é proveniente de áreas de pastagem, que equivalem a 167 milhões de hectares. No entanto, muitas dessas áreas estão em processo de degradação, principalmente devido ao alumínio tóxico e à acidez no solo. Isso pode levar à perda de produtividade.

Muitos pecuaristas, ao realizar uma reforma de pastagem, apenas preparam o solo com uma gradagem e lançam uma semente, sem fazer a correção com calcário, gesso ou qualquer tipo de fertilizante. Isso pode resultar em uma boa produtividade no primeiro ano, mas nos anos seguintes a matéria orgânica já terá eliminado os nutrientes disponíveis e o estoque de matéria orgânica já não existirá mais. Com isso, o pasto começa a perder produtividade e as invasoras começam a tomar conta.

A recuperação dessas áreas é muito importante e os fertilizantes mistos que contêm cálcio, magnésio, enxofre e fósforo podem contribuir para a melhoria e correção desse solo. É importante tomar cuidado na hora da escolha do tipo de fertilizante misto, pois a reatividade desse produto e a penetração no solo são muito importantes. Alguns produtos demoram muito tempo para fazer reação e com isso o pasto acaba perdendo mais produtividade ao longo do tempo.

Veja o quadro completo de Foco nas Pastagens com Amarildo Francisquini Jr:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h