T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Foco nas Pastagens esclarece se é possível aumentar carga animal na fazenda em época de seca.

Compartilhe:

Na época de seca, é comum a preocupação dos produtores rurais em relação à carga animal em suas fazendas. Amarildo Francischini Junior, engenheiro agrônomo com mestrado e doutorado na área de manejo e adubação de pastagens e consultor há mais de 10 anos, esclarece dúvidas sobre o assunto.

Antônio Tavares, produtor rural de Tocantins, questiona se é possível aumentar a carga animal em sua propriedade durante a seca. Francischini Junior explica que, geralmente, a recomendação é vender os animais para evitar a perda de peso conquistado na época das águas. No entanto, com a adoção de estratégias de manejo adequadas, é possível manter ou até mesmo aumentar a carga animal.

Entre as estratégias sugeridas estão a utilização de silagem, feno, suplementação proteica e energética, ração, diferimento de pastagens e até o uso de pastagem de pós-soja. Essas medidas podem evitar a degradação do pasto e, consequentemente, melhorar a produtividade de forragem na época das águas.

O engenheiro agrônomo ressalta a importância do planejamento forrageiro, adaptado às características e finalidades de cada propriedade. As estratégias para enfrentar a seca podem variar desde um simples diferimento de pastagem até um confinamento, dependendo das condições específicas de cada fazenda.

Veja o vídeo na íntegra:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h