T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Procura

Formigas nas pastagens. Como controlar? Saiba em Foco nas Pastagens

Compartilhe:

O controle de formigas cortadeiras é fundamental para manter a produtividade das pastagens elevadas durante todo o ano. Esses insetos são capazes de consumir e cortar a forragem durante todo o ano, sendo adaptados para esse tipo de trabalho. É importante ficar atento ao controle desses insetos durante todo o ano.

Para saber mais sobre como realizar o controle de formigas cortadeiras e evitar que a produtividade diminua, acompanhe o quadro Fórmula das Passagens com Amarildo Franciquini Junior. A pergunta de hoje é do nosso amigo Felipe Marques, de Angico, Tocantins, que pergunta como deve realizar o controle de formigas cortadeiras nas pastagens dele.

O primeiro passo é avaliar o nível de dano que as formigas estão causando na pastagem. Outro ponto importante é verificar se a área de pastagem está totalmente ligada a uma área que já vai realizar uma reforma de pasto. Nesse caso, pode-se adotar o controle mecânico, como a gradagem da área, matando a rainha que está dentro do formigueiro. Caso a área seja produtiva e vá ficar estabelecida por mais tempo, pode-se utilizar outros mecanismos, como o controle químico. Hoje existem vários inseticidas disponíveis, como discos que podem ser colocados na trilha da formigueira ou até mesmo injetados dentro do olheiro do formigueiro.

Essas são duas opções para realizar o controle na propriedade. O produto aplicado pode ser um regente, um dos mais utilizados hoje em dia, mas é importante consultar um engenheiro agrônomo antes de realizar a aplicação. Geralmente, os clientes adotam o controle químico, pois as pastagens estão sempre com alta produtividade. É raro fazer o controle cultural, que é mecânico e envolve a gradagem da área.

Também é importante ficar atento ao fato de que às vezes as formigas vêm da mata para consumir a forragem. É preciso observar bem o trilho delas para fazer o controle até mesmo dentro da mata, pois é de lá que elas estão vindo.

Veja o vídeo completo de Foco Nas Pastagens:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h