T&D – Tempo e Dinheiro

Procura

Entrar

Frio aumenta e vítimas do ciclone enfrentarão marcas gélidas

Foto: Igor Muller/GES

Temperatura será ainda mais baixa no amanhecer desta segunda-feira que terá a madrugada mais fria da semana no estado

 (Metsul) – O domingo começou gelado no Rio Grande do Sul e a segunda-feira amanhecerá ainda com mais frio no estado gaúcho. Uma massa de ar frio associada a um centro de alta pressão de 1029 hPa estava sobre o Sul do país neste domingo, garantindo o tempo firme e aberto com temperatura baixa.

Na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, as mínimas deste domingo no estado foram de 0,3ºC em Dom Pedrito, 1,6ºC em Bagé, 1,7ºC em São José dos Ausentes, 2,0ºC em Cruz Alta, 2,2ºC em Quaraí, 2,4º C em Jaguarão, 2,6ºC em Santa Rosa e 2,8ºC em Livramento.

Na rede de estações automáticas, mínimas abaixo de zero com -3,5ºC em Herval, -1,5ºC em Soledade, -1,1ºC em Coxilha e Getúlio Vargas, -0,7ºC em Ernestina, -0,6ºC em Pontão e -0,1ºC em Chapada.

 

Em Porto Alegre, as mínimas deste domingo desceram a 5,9ºC em Belém Novo, 7,5ºC no Jardim Botânico e 8,4ºC no Aeroporto Salgado Filho. Na região metropolitana, mínimas neste domingo de 4,4ºC em Viamão, 5,0ºC em Gravataí, 6ºC na base aérea de Canoas, 6,4ºC em Campo Bom, 6,9ºC em Nova Santa Rita e 7,5ºC em São Leopoldo.

O sol predomina no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas nuvens vão ingressar durante o dia a partir do Oeste e do Sul. O estado segue sob a influência de uma massa de ar frio associada a um centro de alta pressão.

Tempo aberto, ar seco e vento calmo proporcionam acentuado resfriamento noturno e o dia começa gélido a muito frio no estado com marcas abaixo de 5ºC na maioria das cidades e negativas em diversos municípios. O frio favorece bancos de nevoeiro e neblina.

O amanhecer desta segunda deve ter mínimas de até -1ºC na Campanha e fronteira com o Uruguai, 1ºC a 3ºC no Sul, Centro gaúcho e baixadas do Noroeste, -2ºC a 0ºC no Planalto, até -2ºC em baixadas da Serra e -5ºC a -3ºC nos locais mais frios dos Aparados. A Grande Porto Alegre nos seus locais mais frio anotará 2ºC a 4ºC e a capital até 3ºC ou 4ºC no Sul e Leste da cidade. No Jardim Botânico, ao redor de 5ºC.

Deve gear na maior parte do estado, inclusive em alguns bairros maios ao Sul e Leste da capital. O frio favorece bancos de nevoeiro e neblina ao amanhecer. A tarde, por sua vez, será menos fria e amena.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site protegido contra cópia de conteúdo

Assine e descubra as notícias em primeira mão

O Tempo & Dinheiro tem o melhor custo benefício para você

AO VIVO: Acompanhe as principais notícias do dia na Record News

PRÓS E CONTRAS - 03/05/2023

JORNAL DA MANHÃ - 18/05/2023

VTV SBT - Ao vivo 24h