Nos próximos cinco dias, o destaque será um pequeno canal de umidade entre 30 de setembro e 3 de outubro, que afetará principalmente o sul da Bahia, com mais intensidade desde o litoral até a divisa com Goiás e Tocantins. A metade sul da Bahia e a parte leste da Bahia estão indicando chuva na região, podendo até ter trovoada. Isso afetará Vitória da Conquista, a área do cacau e do café, e o extremo sudeste.
No nordeste, grande parte ficará com tempo seco, incluindo boa parte do Piauí, norte da Bahia e sertão de Pernambuco. Haverá chuvas perdidas no Ceará, algumas na Serra de Ipu e no centro-sul do estado, e na região próxima a Fortaleza. No leste do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia haverá alguma instabilidade, afetando Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador. Dentro desses cinco dias haverá sol, nuvens e pancadas de chuva.
Na metade norte do Maranhão o tempo será seco, enquanto no oeste e sudoeste do Maranhão haverá algumas chuvas isoladas. O mesmo acontecerá no Tocantins, metade sul do Pará e grande parte do Mato Grosso. Em Rondônia e na região do Amazonas também haverá alguma condição de chuva. No norte do Pará o tempo será seco.
No sul do país haverá chuvas no Mato Grosso do Sul e Paraná. No litoral paulista haverá pouca chuva e no interior alguma coisinha. A chuva se destaca entre o Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Paraguai. São pontos que levam a uma direção positiva para essas regiões.
Veja a Previsão do Tempo completa com Ronaldo Coutinho: