Uma grande área do Brasil está com tempo seco, enquanto uma massa de ar frio polar avança pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, vinda da Argentina. A frente fria está pegando o litoral entre o Espírito Santo e o sul da Bahia. Entre os dias 17 e 21, haverá chuva concentrada no norte e oeste do Amazonas, em Roraima, no extremo norte do Pará e no Amapá. No sudeste do Amazonas, grande parte do Pará e no Acre, o tempo estará seco. Em Rondônia, haverá pouca chuva isolada.
No Mato Grosso, haverá chuva na fronteira com o Paraguai, mas a grande parte do estado estará seca. Em São Paulo, Minas Gerais e no triângulo mineiro, o tempo também estará seco. No sul de Minas, haverá alguma instabilidade, com chuva isolada na mata mineira, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro.
No Paraná, haverá instabilidade cortando desde a divisa com Mato Grosso do Sul até o sul de São Paulo, passando pelo centro do Paraná. No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, haverá chuva entre hoje e quarta-feira.
No Nordeste, haverá chuva principalmente no Recôncavo Baiano e no sul da Bahia. A frente fria está se aproximando e trará chuva amanhã e quarta-feira. Também pode haver chuva isolada na região Nordeste e norte da Bahia.
Veja a previsão do tempo completa com Ronaldo Coutinho: